terça-feira, 24 de novembro de 2009

Adiafa Filatelia






George Antoniou
Comissário do Chipre


Vit Vanick
Czech Republic

VÁ PROGRAMANDO A ESTADIA DE UNS DIAS EM LISBOA, DE 1 A 10 DE OUTUBRO DE 2010, TERÁ UMA CIDADE BONITA E ANTIGA PARA APRECIAR, UM CLIMA AMENO E A EXPOSIÇÃO DE FILATELIA, PORTUGAL 2010, A FESTA DA FILATELIA MUNDIAL PARA VISITAR!



SONHO E DESAFIO

Chegados a este século o mundo mudou, a filatelia de Portugal, digam o que disserem, parece não de se dar conta que necessita evoluir, de se adaptar à nova filosofia de vida, aos novos meios informativos, que evoluíram exponencialmente.
Algo a ter muito em conta, se estão a ser emitidos selos é porque ainda há filatelistas.
O futuro da filatelia estará no selo personalizado que, segundo posso verificar nos meus contactos, vem tendo muitos adeptos.
O recebimento por oferta, pelo mais actuante da Maximafilia Portuguesa, há dias de um par de selos desta nova especialidade, fez-me sonhar na grande oportunidade de ser criada uma Associação própria, aproveitando o grande impulso que a Internacional FIP, PORTUGAL 2010 irá ser portadora.
Vamos seguir o exemplo, que se iniciou na FRANQUIA – Revista Filatélica Portuguesa, com os artigos do Eng. António Furtado. Dos mesmos resultou a criação de Associação Portuguesa de Maximafilia em 1998?
A APM conheceu uma dinâmica, sem procedentes no panorama Filatélico Nacional, que veio a gerar outras duas Associações congéneres. Motivou a criação da congénere SOMBRA no Brasil, logo extinta, e ASEMA em Espanha.
Pertence à história, os factos servirão apenas de incentivo. Baseado neles permito-me deixar o desafio de todo possível.
A transcendental, importância da PORTUGAL 2010 e a difusão da nova modalidade filatélica auguram êxito.

Depois há a explorar a ideia de as empresas adoptarem, o selo personalizado, com o seu logótipo, como promoção da sua actividade. O selo voltaria a aparecer a selar correspondência e atrair novos aficionados, como acontecia no passado.
Tenha-se ainda em conta, a velha norma de as grandes empresas mandarem perfurar os seus selos. Procuravam evitar desvios, enquanto tratavam também da promoção.


Catálogo de perfurações dos selos de Portugal: Separata do Boletim do Clube Filatélico de Portugal, da autoria de José Rodrigo Dias Ferreira



SELOS PERFURADOS
Do - A catatalogue of the Perfins of Portugal and Portuguese Overseas Provinces

Não esquecer as maquinetas de pré-franquear, que Os Correios forneciam e depois as empresas adoptavam um desenho de promoção.
O selo personalizado é ideal para todas as estas circunstâncias.
Quem tem a ousadia de liderar a criação de uma Associação respectiva rumo ao futuro?

Link da entrevista que o Director da Filatelia do CTT me concedeu em 27/10/2009.

http://sol.sapo.pt/blogs/mitalaia/archive/2009/10/28/FRANQUIA-_2D00_-Entrevista-com-o-Dr.-Raul-Moreira.aspx

Também publicado no JORNAL DA AMADORA, em 14/11/2009


OUTRO LINCK DE POST CONTENDO UMA CRITICA QUE ME É DIRIGIDA, ABRINDO ESTE, MAIS OUTRO LINK CONTIDO, O QUE O ORIGINOU APARECE.
TODOS MERECEM SER VISTOS.

http://sol.sapo.pt/blogs/mitalaia/archive/2009/11/17/SORRISO-DE-BENEVOL_CA00_NCIA.aspx

Daniel Costa

3 comentários:

Fernando Bernardo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Fernando Bernardo disse...

Se por razões óbvias (rapidez, gestão de recursos humanos e tarifário vantajoso) as empresas optam por sistemas automatizados no processamento das suas correspondências, como é que elas aderirão a um sistema que vai claramente em sentido oposto?
Convém ter presente que o PVP dos selos personalizados é o triplo do selo comum. São uma espécie de fórmula de franquia "erótica", ou seja, de valor acrescentado, vaidosa e inacessível a todos.
Recuso-me a entrar pormenorizadamente pelo lado estritamente filatélico. Direi apenas que a filatelia contemporânea enfrenta dificuldades por inúmeras e diversificadas razões. A portuguesa, em particular, agoniza!
Não creio que esta fórmula de franquia – personalizados, atm’s e quejandos não são selos postais no sentido UPU – seja o messias nem o carrasco da filatelia. Sob o meu ponto de vista, será apenas uma moda, mais uma corrente desta filatelia sem sal... à la carte.

Saudações Filatélicas,

Deusa Odoyá disse...

Meu lindo amigo Daniel.
Não sei a história de Portugal, Não tenho como comentar, me desculpe.
Desejo a vc. uma semana de muitas realizações e paz.
Que nosso criador possa sempre acompanhar seus caminhos lhe trazendo paz, amor e luz.
Beijinhos doces.
Regina Coeli.
fique na paz.