sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

filatelia

CORRIDAS DE TOIROS

Há uns anos, encontrei-me, casualmente, várias vezes com pessoa ligada à tauromaquia e dedicada ao periodismo especializado, na arte.
Entre as muitas conversas, saiu a sua colecção de selos estritamente relacionado com os toiros. Em selos postais tinha a convicção de ter todos os emitidos do tema, no mundo, até então.
Embora não fosse aficionado dois toiros, atirou-me a questão: porque será que em Portugal à “fiesta” não tinha sido perpetuada na filatelia? Uma tendo em conta uma vez que, o país tem uma certa tradição taurina e tem tido matadores excepcionais? Exímios executantes da arte do toureio equestre, uma arte muito lusitana?
Pois bem, em 19 de Fevereiro de 1992, por ocasião do centenário da catedral portuguesa dos toiros, a bela a majestosa Praça de Campo Pequeno, em Lisboa, apareceu uma série de quatro, com cenas do toireio equestre e um bloco com a praça centenária não deixaram de conseguir, os selos e as peças que então se lançaram.
O bloco que representa a forma estilizada do anfiteatro lisboeta, parece-me artisticamente bem conseguido.
Pelo contrário desenhado, tal como o bloco, por dois grandes artistas, Luís Filipe de Abreu e Maluda, parecem-me longe do colorido único e exuberante, que mostram os cartazes a anunciar as corridas.
Também observei postais máximos, em cujos suportes se pode comprovar a exuberância e bravura, que podem representar-se numa cena da tauromaquia portuguesa, algo que não foi conseguido no desenho do selo.
Link do bloco:
http://maludablog.umnomundo.eu/?p=604

Texto Daniel Costa in revista “Crónica Filatélica”, número 136 em Setembro de 1986. publicada em Madrid. Pela Afinsa.

SELOS NOVOS – LUXEMBURGO

A dois de Dezembro, com um carimbo comemorativo de Primeiro Dia de Emissão, das taxas 1,00, 0,90, 0,70 0,50 – 0,90 – 0,50 NATAL e 0,70 Euros.
São, respectivamente do tema música, Reis, Animais e Justiça.
Curiosamente, em Portugal, com uma cultura política extremamente atrasada, em todos os domínios, como se sabe, mormente em filatelia.
Façam o favor de reparar no exemplo vindo do Luxemburgo, que enviaram já ao Serviço FRANQUIA, todos os próprios selos novos. Reparem que temos a dois meses de distância.
Em Portugal chega a ser enviada a própria informação, depois da saída dos selos, conforme já tem sido noticiado.
Não admira pois, que o nosso país tenha o pior desempenho da Europa. A valia não é a menos verdade propagandística, tipo venda de banha da cobra, é o provar com factos!
Link de selos do Luxemburgo, não encontrei estes:
http://www.pt.lu/portal/cache/offonce/Philatelie/pid/2226
E-Mail Correios do Luxemburgo. ptofftim@pt.lu
Site: www.pt.lu

Daniel Costa

2 comentários:

Vítor Vieira disse...

Boa Noite Daniel,

Conheço alguns coleccionadores exclusivamente de Eifas, embora também coleccionamos todos os selos de Portugal.

Um abraço
Vitor

Juan José López JARILLO disse...

Interesanmte..
Dias mediante colocare en uno de mis blogs una Entrada sobre sellos (de correos) muy interesante.

Te mantendre informado.

Saludos desde el Sur de España