sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

filatelia

PORTUGAL 2010

No ano de 2010, a implantação da República em Portugal fará 100 anos. Foi precisamente a cinco de Outubro de l910, que se deu a Revolução que depôs a Monarquia e veio a implantar a República.
A filatelia vai, também, assinalar o centésimo aniversário, com uma Exposição Mundial de Filatelia, sob os auspícios da FIP – Federação Internacional de Filatelia.
Responsabilidade financeira é dos Correios de Portugal.
O grande certame irá ter lugar no Parque da Nações em Lisboa, a 05/10/20l0, Encabeça a Comissão de Honra, o próprio Presidente da República Portuguesa.
A 5 de Outubro de 2007, foi lançada no Palácio de Belém, na presença do Presidente da República. Na mesma altura saiu o primeiro Boletim da Exposição.
No mesmo dia deste ano saiu nova série de selos, com o mesmo fim de assinalar o aniversário da Revolução, no âmbito da transcendental Exposição.
A Exposição está numa web site internacional,


DIA DO SELO

Segundo os vários noticiários chegado até à data, apenas haverá cinco carimbos comemorativos no dia 1º de Dezembro, feriado Nacional, eleito como Dia do Selo.
De grande festa da filatelia, o Dia do Selo, parece estar a passar à história,
De facto só o do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga faz referência ao Dia do Selo, que celebra com uma Mostra Filatélica. O motivo do carimbo o edifício estilizado de Theatro Circo.
Também a 32ª Mostra Filatélica do Clube de Campismo de Almada, a 01/12/2008, tem carimbo comemorativo.
Também a um de Dezembro, a Mostra Filatélica – A Globalização das Comunicações, tem Posto de Correio Temporário.


Ainda a um de Dezembro, a Mostra Filatélica do 30º Aniversário da Associação Portuguesa de Maximafilia, se realizará na Sede da Associação da Força Aérea Portuguesa, Rua Gago Coutinho, 129, 1700-129 Lisboa, onde funcionará Posto de Correio Temporário, com carimbo Comemorativo.
A correspondência para este Posto, deve ser enviada para: Estação de Correios Estados Unidos da América, 105 BC, 1700-994 LISBOA.

Recordando um pouco, o nascimento da A.P.M.

Por interferência do meu saudoso amigo Justino Estêvão da Silva, um divulgador da filatelia e entusiasta do Jamboreé, também no que diz respeito a carimbos comemorativos. A assinatura da escritura pública, teve lugar na sede inicial, no Praça Duque da Terceira, ao Cais do Sodré,
Assinaram: Engenheiro António dos Santos Furtado, Domingos Sacramento (falecidos), Joaquim Manuel Cortes e Daniel Cordeiro Costa, sendo que dois dos principais obreiros, têm o prazer de ter amigos na Direcção da colectividade aniversariante, a quem o Serviço FRANQUIA envia os parabéns
.


Daniel Costa

2 comentários:

Roselee Salles disse...

Gostei imensamente deste blog, também interesso-me por filatelia.
Obrigada pela visita ao meu blog, volte sempre.
Quanto ao Rui, está cada vez mais atual o seu pensamento, por aqui até presidente de tribunal vende sentenças a traficantes.(Ai que vergonha....)
Feliz Natal
PS. Por que não publicas o selo de Natal/2008 de Portugal?
Roselee

xistosa, josé torres disse...

Faltam muitos dias para 2010.

Será que ainda haverá República?

Ou então os CTT que andam a vender fracções da Lotaria, desculpe, lojas que são deficitárias ... para as não encerrarem
As que vão dando algum, ficam que os administradores necessitam de receber ao fim do mês.

Não sou contra o investimento, nem contra a riqueza.
Sempre haverá ricos e pobres.
Até pela natureza humana.

Só não gosto é de contribuir para os que são assumidamente ricos, caso do BPP.

Agora já é tarde para me ligar aos selos.
Nem deveria ter paciência, penso eu.
Depois os conhecimentos são pouco mais que 0, (zero).