sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

filatelia

BOAS FESTAS DE NATAL
COM FILATELIA


Ao contrário de outros países, como por exemplo a vizinha Espanha, Portugal nunca teve por tradição emitir selos natalícios, quanto a mim erradamente, visto que o tema tem sido bastante adoptado, por todo o mundo.
A primeira vez que os, Correios de Portugal emitiram selos de Natal foi em 1974, em que Abílio de Mattos e Silva, desenhou quatro interessantes peças, cujos desenhos, foram inspirados no trajo da Nazaré e no seu próprio Folclore.
Seguiu-se depois a série de 1977, creio que fui eu o primeiro a dar a noticia, na revista FRANQUIA, recolhida no Porto, por ocasião da LUBRAPEX 76. Os desenhos foram escolhidos, em concurso escolar, por um Júri, formado para o efeito.
Para a posteridade, ficaram assinalados os nomes das desenhadoras, então adolescentes, foram elas: Maria do Sameiro A. Santos, Paula Maria L. David, Carla Maria M. Cruz e Rosa Maria M. Cardoso.
A série de quatro selos, saiu a 14 de Dezembro de 1977 e os prémios pelos desenhos, terá constituído para as autoras, um verdadeiro sonho de Natal.

Como cartão de Boas Festas Filatélicas, a ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE MAXIMAFILIA, enviou um Postal Máximo triplo, que realizou pelo seu trigésimo aniversário, evocado em 12/12/2008.
Foi realizado, a partir do postal suporte, com a fachada do edifício sede da Câmara Municipal de Lisboa, com o selo de 0,31 € emitido, numa série de oito e um bloco, em 05/10/2005, que evoca o centenário da primeira vereação republicana, eleita em l908, apresenta em cerca de um quarto da superfície, a mesma
A série denomina-se “O Ideário-Republicano.”
Como o carimbo foi composto com o desenho da estilização dessa fachada, temos então um Máximo Triplo, visto que estão contempladas as três regras de concordância dos elementos: postal, selos e carimbo. O lugar e o tempo também estão contemplados. O edifício está em Lisboa, o carimbo também, o tempo foi antes de cinco anos, depois da data de emissão.
Podemos falar de um bom Máximo triplo, ou não fosse realizado pela APM.

CURIOSIDADE: no postal editado pela Kronos – Edições, pode ver-se a parte lateral do edifício, em frente da lateral do edifício dos Correios do Terreiro do Paço e a Rua do Arsenal, com um Carro Eléctrico, dos antigos amarelos, na sua passagem pela Praça do Município.

SELOS NOVOS – MACAU

Artesanato Tradicional de Macau: Em 01/12/2008 foi emitida uma série de quatro selos e um bloco comemorativos.
Os selos têm as taxas de 1,50, 2,00, 2,50 e 3,50 Patacas, sendo o bloco de 10,00 Patacas.
Desenhador: Ng Wai Kin.
Impressor: Cartor Security Printing, França.

Ver: www.macaupost.gov.mo

Mail - philathely@macaupos.gov.mo


Daniel Costa

2 comentários:

xistosa, josé torres disse...

Só mesmo para profissionais do ofício ou curiosos com conhecimentos.

Estou muito longe da realidade.

ETERNA APAIXONADA disse...

*****

Consegui um pc para ainda deixar um abraço amigo!

Obrigada pela amizade neste ano!
Obrigada pelas visitas amigas!

Que neste Natal a esperança de um mundo melhor se concretize em 2009!

Até minha volta!

Meu carinho...

Helô

Sintonias do Coração

ETERNOS SONHARES

Coisas da Helô ©

*****