terça-feira, 9 de dezembro de 2008

DIA DO SELO
ALVALADE XXI

No presente ano de 2008, a comemoração oficial de “dia do Selo”, teve lugar em Lisboa, Estádio ALVALADE XXI, como habitualmente, no dia 1º. de Dezembro, feriado nacional, comemorativo da Restauração.
No mesmo dia a Secção Filatélica do Sporting Clube de Portugal, como o Serviço FRANQUIA anunciou, levou a sua VII Exposição Mostra – Mostra Competitiva, denominada genericamente, por FILAPEX 2008.
A competição deu-se entre dois grupos, um pelo Sporting Cube de Portugal, outro pela Associação Poveira de Coleccionismo.
Ambos, constituíram equipas de sete elementos, cada, que apresentaram sete especialidades da filatelia, a saber: Filatelia Tradicional, História Postal, Inteiros Postais, Filatelia Temática, Maximafilia, Classe Aberta e Juventude.
Todos os nomes, são de filatelistas de prestígio, que apresentaram boas colecções.
Um Júri constituído, atribuiu a vitoriar aos representantes da Secção Filatélica do Sporting Clube de Portugal com 683 pontos. A que representou Associação Poveira de Coleccionismo ficou com 668.
Houve carimbo postal comemorativo, em Posto de Correio Temporário, para obliterar as correspondências de quem o desejasse.
Foram realizados belos Postais Máximos, tendo como suporte o postal, Edição Deltiológica, emblema do Sporting, carimbo comemorativo da Exposição e selo comemorativo do Centenário do Clube, em 2006, tendo o emblema leonino.
Os Máximos são óptimos. Realizou-os o especialista, João Pinheiro da Silva, que também participou, como expositor pelo Sporting.
A Federação Portuguesa de Filatelia APD – Aderiu, tornou ali oficial o “DIA DO SELO”, e entregou prémios aos filatelistas distinguidos em 2008.
A organização apresentou em brochura, um catálogo, referente ao certame, bastante concorrido, numa simbiose, entre Filatelia e Desporto,
A capa, inevitavelmente, tem o emblema do Sporting e a estilização do ALVALADE XXI.


Daniel Costa

2 comentários:

poetaeusou . . . disse...

*
logo os lagartos,
,
assim não brinco,
,
um abraço
,
*

xistosa, josé torres disse...

O que se aprende por aqui, para quem percebe.
Não sou Sportinguista, mas parece-me que o Benfica, (que também não é o meu clube), é que foi selar envelopes para a Madeira ...