200 ANOS DA CHEGADA
DA FAMÍLIA REAL
PORTUGUÊSA
AO BRASIL
Ninguém sabe ao certo quantos milhares de portugueses embarcaram em Lisboa a caminho do Brasil no dia 27 de Novembro de 1807, acompanhando a Rainha D. Maria I e o príncipe regente D. João numa viagem pioneira do continente europeu para o americano.
A decisão de transferir a corte para o Brasil, após intensa conversações secretas, fora tomada a 22 de Outubro.
Pouco depois, a 27 do mesmo mês em Fontainebleau, franceses e espanhóis decidem a partilha de Portugal.
Segundo a COFI, revista dos Correios do Brasil, houve também naquele Pais, a emissão em, se-tenante, de dois selos e desenho, tal como os de Portugal, visto que foram séries geminadas.
O desenho, também comum, teve o traço do consagrado artista, José Luís Tinoco.
Houve lançamento comum, no Palácio da Ajuda, em Lisboa na presença da então Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, do então Presidente dos Correios Portugueses, Luís Nazaré e do Director Comercial dos Correis do Brasil.
A mesma revista COFI noticiava o falecimento do consagrado filatelista e jornalista da especialidade, Moisés Garaboski, de quem tive o prazer de ler alguns textos.
De facto, a filatelia do Brasil, perdeu um dos seus grandes animadores, a dez de Março passado, porque além de ter pertencido à Direcção da Associação Brasileira de Jornalistas Filatelista (ABRAJOF) e da Federação Brasileira de Filatelia (Febraf).Moisés Garabosky escreveu, sobre filatelia, regularmente, para o jornal “Folha de S. Paulo” e para diversas outras publicações filatélicas do Brasil.
Daniel Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário