quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

filatelia

PONTO CRITICO

Já saiu aqui um programa da emissão dos selos portugueses, com as datas, para 2009, que o Informativo FILATELIA 77, dos Correios de São Paulo, Brasil, que está a enviar os seus Mail’s, noticiosos, quinzenalmente.
A informação foi recolhida, por aquele Informativo, no Departamento de Filatelia, segundo está mencionado.
Porém, depois da informação, só no dia 30/01/2009, o Departamento dos CTT portugueses fez chegar via postal, o programa, composto por 24 emissões.
Além de enviado tardiamente, o programa vem despido de datas, ou número de selos, por emissão.
Sendo a filatelia, um dos espelhos de uma Nação, que tem um governo que a tutela, é lamentável o pouco respeito por si mesmo, não dando exemplos de boa administração, como acontece noutros domínios.
Países, há que já em 2008 forneceram o seu programa de emissões de selos para 2009, com números e imagem dos próprios.
A importância às datas, de emissão de selos por cá, dá uma ideia de tutela de conveniências políticas, e não de uma de uma gestão moderna e convencional, o que é extremamente errado.

PLANO DE EMISSÕES 2010

Até 31 de Março de 2009, a Direcção Filatelia dos CTT, como é já tradicional, informou estar aberta a sugestões para emissão de selos. Estas visarão mais as agremiações de filatelia, no entanto qualquer entidade ou pessoas, filatelistas ou não, poderão participar com os seus conhecimentos de realidades., tidas como conveniente perpetuar em selos.
Convém ter em conta centenários.

FRANQUIAS MECÂNICAS

É pressuposto, que todos os documentos do Correio, são filatelia, por definição, como por exemplo, a maioria do correio actual, que circula com a impressão de taxa paga, ou a mesma aposta nas Estações de Correio.
Registo a raridade actual, do recebimento de uma Franquia Mecânica, vinda do Centro Hospitalar Norte, EPE. Aposta na carta, a vermelho como o usual, tendo à direita a taxa (0,3l €), ao centro o carimbo propriamente dito e á esquerda o rectângulo de informação apelativa: OS DOENTES/NECESSITAM/DE (símbolo gota da dádiva de sangue) SI/DÊ SANGUE.
Estas franquias mecânicas publicitárias, informativas no caso, são provenientes de maquinetas, que vão a carregar nas Estações dos Correios, mediante X unidades e a correspondente taxa.

SELOS NOVOS
BRASIL

A 07/02/2009, será lançada a emissão de um selo, evocando o Centenário do Nascimento de Dom Hélder Câmara.
O homenageado, é bastante conhecido em Portugal, pelos importantes movimentos sociais que inspirou, em que participou, como as Pastoral da Terra, Pastoral do Negro, Pastoral do Índio, etc.
O lançamento oficial será feito nas Cidades de Fortaleza/CE e Recife/PE.
Taxa: R§ 1,00
Tiragem: 1.020.000.

Daniel Costa

Com valor facial de R$ 1,00, este selo será impresso em folhas de 30 unidades, com tiragem total de 1.020.000.
O lançamento oficial será feito nas cidades de Fortaleza/CE e Recife/PE.
Assim como as demais emissões de 2009, os Correios informam em edital que a comercialização deste selo pela empresa irá até 31 de dezembro de 2012.
In Informativo FILATELIA 77, com a devida vénia.

Sem comentários: