sexta-feira, 20 de março de 2009

filatelia

ERROS E VARIEDADES

Desde sempre se foram publicando bastantes textos, mais sobre variedades, que as há em bastante profusão, sobretudo em emissões base de selos de Portugal, como as séries Caravelas, D. Dinis, esta mais conhecida, por cavalinho, Paisagens e Monumentos e por aí fora.
As mais recentes, com as dos Navegadores, pelas várias posições e cores das barras fosforescentes, que apareceram por via da automatização.
Para não falar nos Ceres, devidos às várias tiragens, aos tipos de papel em que cada uma foi impressa, aos erros de fabrico, etc.
Depois há os erros de fabrico, que os Serviços de Controlo de Qualidade, dos Correios deixaram passar e por aí fora.
Baseados nestes há verdadeiros especialistas da matéria. Havendo preciosas colecções do assunto. Eu próprio escrevi variados artigos a propósito.
Actualmente, do assunto, nada tenho visto escrito.
Porém, apresento um texto de E-Mail, tal como me chegou:
Caro Daniel:Que eu saiba só há três selos novos. Um dia estava na Estação dos Correios de Águeda e o rapaz á minha frente pediu meia dúzia de selos. A senhora deulha 3 e mais três de outra folha. Ai eu não quero estes porque não têm o preço. Eu bem quis ficar com eles, mas a senhora(já falecida) também era coleccionadora e o chefe que ouviu a conversa, também. Resultado ficou um selo para cada. Tem piada que sou amigo do viúvo e do antigo chefe.Haverá mais? não sei. Pode haver em usados, aqueles que faziam parte daquela folha.Eu comecei a coleccionar em 1945 e também negociei em selos. Fui sócio de vários Clubes Filatélicos, sendo o mais importante o "Ibéria".Não tenho nenhum problema que divulgue. Um abraço Humberto

Do selo de 4$00, 1411 do cat. afinsa. Do 1º. Centenário do Museu dos CTT.


Evidentemente, também houve fraudes. Até especialistas no assunto. Cá houve, o apodado de Pêra de Satanás. O selo clandestino, que mandou fabricar, tomou a sua alcunha. O seu preço de catálogo, sendo de fabrico ordinário, tem mais valor de catálogo do que o original, por ser mais raro.

FRANQUIA MECÂNICA
Rareando estas peças, acaba de me chega, uma carta de Sdney, Autrália, ainda dirigida à revista FRANQUIA, com o envelope obliterado, com uma franquia de %$00,94º.

Informativo FILATELIA 77, dos Correios de São Paulo, acabou de chegar novo Mail, fica linck. Vale a pena clicar, para abrir e ver:
http://www.filatelia77.com.br/informativo/

INTERVALOS

CONVITE

A Direcção da Associação Filatélica Alentejana tem o grato prazer de convidar Vª Exª a honrar-nos com a sua presença na inauguração da Exposição de Fotografia "INTERVALOS", de RICARDO CANELAS, a ter lugar pelas 17 horas de sábado, dia 28 de Março de 2009, no Centro Cultural Dr. Marques Crespo, na Rua João de Sousa Carvalho, em Estremoz.
No final será servido um cocktail.
Hernâni Matos (Presidente da AFA)

Por gentileza
de Hernâni Matos, grade filatelista e animador da filatelia de Estremoz, quiçá do país, chegou convite, para esta Exposição
de Fotografia, também fica linck:

Daniel Costa

Sem comentários: