sábado, 4 de abril de 2009

filatelia

PORTUGAL DO PASSADO EM SELO BASILEIRO
São numerosos os coleccionadores de selos portugueses, também as peças que tratem de temas de Portugal.
Pois bem, no dia trinta e um de Janeiro de 1994 o Brasil lançou um bonito selo, que não só evoca a história portuguesa, mas a de toda a Península Ibérica.
Trata-se do que comemora os 340 Anos do Convento das Mercês, situado na cidade de S. Luís, capital do estado do Maranhão.
Na sua admirável síntese, esta peça reúne e resume vários séculos da história deste estado e da colonização portuguesa na América.
Dentro do importante conjunto arquitectónico do convento falam milhares de documentos e peças da história do Brasil.
Ali esteve também a Real, Sagrada e Militar Ordem Calçada das Mercês e da Redenção dos Cativos, fundada em Barcelona12l8 por São Pedro Nolasco.
Sabe-se que o famoso missionário e orador Padre António Vieira, quem prégou o Sermão na inauguração do convento, que foi consagrado ao Santo espanhol.
DESCOBRIMENTOS
Não só Portugal e Espanha estão celebrando, filatelicamente, os quinhentos anos da epopeia que tanto influenciou a história dos países Ibéricos.
Muitos outros países se decidiram a dedicar emissões filatélicas à saga destes acontecimentos que acabariam convertendo-se na génese do conhecimento que hoje se tem da geografia da Terra.
Sem dúvida, como se sabe há outras peças filatélicas, para além dos selos, que podem ilustrar uma colecção de estudo sobre o tema.
Por exemplo, a curiosidade de funcionar em Ponta Delgada, Açores, uma franquia mecânica que se pode enquadrar dentro deste tipo de colecção. É emanada da estação da Pª. V. da Gama e ostenta a menção desta no seu carimbo redondo, quero dizer:- “Pª. V, Gama” é a abreviatura de Praça Vasco da Gama, o célebre navegador português que, em 1498, conseguiu chegar à Índia por mar.
Daniel Costa - in Crónica Filatélica, editada em Madrid pela Afinsa – Abril de 1994.

Sem comentários: