terça-feira, 21 de abril de 2009

filatelia



EIFAS - Um passadismo?


As máquinas de venda e consequente impressão de taxas automáticas de selos, com os respectivos, começaram a ser instaladas em 1981. Eram as antigas FRAMA, de que só houve dez unidades em todo o país; Lisboa (quatro), Faro, Portimão, Vila Real de Santo António, Lagos, Albufeira e Funchal, conheceram-se só essas unidades, que se mantiveram tímidamente, em serviço alguns anos.
Em 1990 iniciou-se um novo período com novas máquinas, as Klussendorf, a fornecerem etiquetas, relativamente, já mais parecidas com selos, mas nada apelativas, até que no ano seguinte a emissão dos Espigueiros, fornecida pelas Crouzet, teve o condão de vir a despertar os filatelistas, que iniciaram também a procura das anteriores.
Resultou entre esta comunidade, os preços serem muito inflacionados, pudera!
Desde então os desenhos de cores, embora simples, passaram a representar comemorações e começou a haver especialistas das EIFA, entre os aficionados nacionais. As máquinas podiam imprimir, automáticamente, até três dígitos.
Conheço um grande filatelista que tirou e guardou uma etiqueta de 999$00.
Entretanto um alemão vinha a Lisboa sempre que era anunciada uma nova emissão de rolos de etiquetas. Postava-se junto duma máquina, na filatelia da Casal Ribeiro e ninguém mais ali chegava durante muito tempo.
O objectivo terá sido criar uma fonte comercial especializada do produto.
Presumo ter vindo daí, tanto mais que o fornecedor é alemão, há algum tempo impressa uma oferta específica de EIFAS novas, emitidas em Portugal a partir de 1990, que tomou o nome de "Correios sempre e em toda a parte", tendo o número dois do Afinsa, séries completas das taxas em uso, incluindo as de Correio Azul.
O impresso tinha o nome de "atm" - weltweit.
A valorização em Portugal não terá subido, o que talvez fosse de prever. No resto da Europa julgo que também não, embora os catálogos as tenham inflacionado, dado o entusiasmo que a proliferação das Máquinas, interferindo na paisagem dos equipamentos arquitectónicos dos grandes aglomerados, criou uma especialidade filatélica entre os coleccionadores.
Da oferta alemã, que chegou, tomo como base a série 20A do Cat. Afinsa, quatro séries, valores 50$00, 90$00, 105$00 e 140$00, por 148.00 €.
Concluiremos, que a valorização atribuída, pelo menos para o nosso mercado será alta, mesmo tendo em conta que as etiquetas de Dinossáurios terão alguma raridade e estarão esgotadísssimas na entidade emissora, o custo será elevado.
A filatelia mudou, como tudo é de modismos e entrámos no século XXI, segundo o que observamos, mesmo internacionalmente estará virada para peças, que deliciavam os mais antigos.
Daniel Costa - in "FILNUMIS", número 4, Outubro/Novembro 2007.
Nota: interessados em filatelia, procurem aqui no sítio Filatelia Caetano, para saber mais sobre compras e leituras afins.


Daniel Costa

Sem comentários: