domingo, 25 de outubro de 2009

Adiafa Filatelia


VÁ PROGRAMANDO A ESTADIA DE UNS DIAS EM LISBOA, DE 1 A 10 DE OUTUBRO DE 2010, TERÁ UMA CIDADE BONITA E ANTIGA PARA APRECIAR, UM CLIMA AMENO E A EXPOSIÇÃO DE FILATELIA, PORTUGAL 2010, A FESTA DA FILATELIA MUNDIAL PARA VISITAR!


PORTUGAL 2010
Gary Brown
Comissário internacional da Autrália


PORTUGAL 2010
Alfred Kunz
Comissário internacional da Áurtria

O PRIMEIRO SELO PERSONALIZADO
DO MUNDO (?)



Creio que, inédito na filatelia, foi a grande novidade da Exposição Filatélica Mundial AUSTRÁLIA’99, realizada em Melbourne, entre 19 e 24 de Março de 1999.

Os nossos amigos, porventura ainda não avisados, ao repararem no selo aqui reproduzido, não encontrarão nada de extraordinário, porém não é assim.

Trata-se de um dos selos emitidos para comemorar o grande certame e representa, à direita o navio Polly Woodsid neste caso, à esquerda aparece um jovem casal, no lugar que fora uma vinheta em branco.

Foi assim a inovação, a que os organizadores da AUSTRÁLIA’99, chamaram de “selo personalizado”.

Qualquer visitante um ou mais selos, a seguir passava por uma câmara, deixava fotografar-se, passado poucos segundos, a troco de alguns cêntimos, podia recolher de novo a peça, com a sua foto a ilustrar a parte, antes em branco, como é exemplo o selo aqui reproduzido.



SERÁ O PRIMEIRO SELO PERSONALIZADO DO MUNDO


A ousadia da inovação, constituiu um enorme êxito com filas de pessoas, desde o primeiro até ao último dia, chegaram a ser três horas de espera pela aventura de entrarem no “selo personalizado”.

Interessante é que estes selos, com rostos diferentes, que chegariam a bastantes milhares de pessoa, porque podiam circular, o que terá servido para presentear amigos, como é normal, ou simplesmente para oficializar a peça, utilizando-a para taxar correspondência enviada ao próprio.

Além deste ineditismo, muito de australianos, na AUSTRÁLIA’99, outros acontecimentos muito interessantes, segundo a informação que me foi chegando, a dar conta dos programas, destacando pequeno boletim final que, resumidamente, traça o que de mais importante se passou.

Será o “selo personalizado” uma ideia de futuro? O tempo o dirá.

Com este texto que escrevi e publiquei, em Março de 1999, no número 208 da FRANQUIA, que dirigia, arrogo-me de ser o primeiro jornalista filatélico Português a dar notícia do selo Personalizado”.

Segundo os meus contactos, terá sido o primeiro selo postal deste tipo,
a ser emitido no mundo.

Deixo linck do Jornal FILACAP, de Cachoeira Paulista /SP, Brasil:

http://webmail.clix.pt/mail/reademail.pl?id=7&folder=Inbox&cache=a043e2130910121755h12d90704u55dd9f0dbec82143@mail.gmail.com

Daniel Costa


1 comentário:

xistosa, josé torres disse...

Ainda bem que a foto não saía no local da cola.
Todos a cuspirem e uma espera de 3 horas não compensavam o trabalho.

O que aqui se aprende.
Obrigado e um abração.