sábado, 5 de setembro de 2009

Adiafa Filatelia


PONTE DO ARADE - PORTIMÃO

Em 16/2008, os CTT - Correiod de Portugal lançaram um série de seis selos e dois blocos, cuja designação genérica foi PONTES E OBRAS DE ARTE.

De facto as oito, são obras notáveis de engenharia.

Vejamos o que foi escrito, na pagela inormativa sobre a ponte, que nos conduz à cidade de Portimão e praia da Rocha:


- PONTE SOBRE O RIO ARADE, PORTMÃO

Inaurada a 12 de Setembro de 1991 a ponte sobre o rio Arade, é uma notável obra de engenharia com 842 metros de extensão, trata-se de uma do tipo atirantado com um vão central e dois laterais, apoiada apenas nos seus extremos e integlalmente suspensa de torres. A ponte foi integalmente construida em betão armado pré-esforçado, sendo os tirantes constituí por cordões de aço. Esta ponte constituí um eixo fundamental no desenvolvimento económico da zona do estuário do Arade, e dimamiza uma área geográfica de grande interesse estratégico e económico e de singular beleza territorial.


Reproduzo um Postal Máximo realizado por João Pinheiro da Silva, recentemente a morar na praia da Rocha, é especialista desta modalidade filatélica, como realizador de PM's, expositor, dirigente filatélico e jurado de Maximafilia.

O Máximo é uma boa realização: Postal do comércio igual selo, carimbo de dia da cidade de Portimão.

Estão assim cumpridas as regras de concordância, acrescente-se que o carimbo, sendo da Estação Gil Eanes ficou impecável, realço o facto, porque nem sempre acontece.


Daniel Costa

2 comentários:

xistosa, josé torres disse...

A ponte para a outra margem ... que nos descontrai da vida repentista.

Ainda bem que havia dinheiro para a tinta fresca.
Nem sempre foi assim.
Um abraço.

Gulfmann Collection disse...

Nice bridge maxicard !!