segunda-feira, 15 de junho de 2009

adiafa filatelia



ERRO EM BLOCO

Como se sabe, as falhas de impressão que aparecem em filatelia, quando detectadas, são indícios de raridade, algo que pode conferir às respectivas peças o carácter de preciosidades, pelo que tenho prazer em divulgar as que tenho conhecimento.
Apresento uma que me foi comunicada pelo seu possuidor, José Augusto Consolado Rodrigues, de Rossio, ao sul do Tejo, a quem agradeço a informação sobre o bloco, a partir de cópias.
Qualifico este erro fabuloso.
Trata-se do bloco (Afinsa 135), com a Praça de Toiros do Campo Pequeno, em Lisboa, como é possível ver, num dos exemplares, o errado, numa parte da Praça, não aparece a cor tijolo.
Como poderá ser observado, através de um conta fios, o bloco desenhado genialmente pela pintora Maluda, foi impresso por cores directas e não com as clássicas quatro cores primárias de selecção: o amarelo, azul, magenta e preto.
Esse é o erro, veja-se o exemplar normal.
O bloco faz parte de uma série, com mais quatro selos, emitida em 18/02/1992, evocando o centenário da célebre Praça do Campo Pequeno.
Veio enriquecer o Tema Taurino, um Tema que faltava em Portugal, um dos países, onde a festa brava tem tradição, faltava assinalar filatelicamente, como então sucedeu.
O Tema não será rico em material raro, um erro com tanta nitidez, numa tiragem de apenas 100.000 exemplares, terá de ser considerada peça muito destacada, uma vez, ser sabido haver controlo de qualidade nos CTT – Correios de Portugal, precisamente para evitar a saída de exemplares com erros.

Daniel Costa





1 comentário:

xistosa, josé torres disse...

O erro vale umas massinhas, a quem o possui.
Também o coleccionador, necessita da sorte, para lhe ir ter ás mãos uma raridade.
E ao anónimo, ter a sorte de conseguir descobrir as diferenças.

Não tenho aparecido.
Ao fim de semana vou até uma aldeola perto de Monção, mas não levo o portátil.
Todos descansam ...