segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

HISTÓRIAS DE AMOR QUE NÃO CONTEI - 17ª. ANTOLOGIA POÉTICA

Foto de Daniel Costa.

HISTÓRIAS DE AMOR QUE NÃO CONTEI

No último ano de século passado, depois de grande AVC – Acidente Vascular cerebral, pelo hospital fui entregue à família em semi coma, em estado dito, terminal.
Seria assim menos um bom rapaz a cruzar-se com a irmã morte, naquela unidade hospitalar.
Estive naquele estado, cerca de quatro meses.
Nesses tive espaços de tempo de lucidez.
No entanto tinha regredido e como na adolescência me preocupei muito com amores. Sem sorrir nunca me senti triste, mas meus deuses – Com quem casaria, se não tinha namorada!
Numa dessas lucubrações, a filha questionou-me assim:
- “pai mas nas não casaste com a mãe”?
Fez-se então luz no meu espírito, deixei de me preocupar a esse espectro.
Ficava então livre de quaisquer motivos de preocupação.
Outros sonhos podiam continuar.
Possíveis tristezas ou dissabores estavam arredadas. Contra tudo e todos, pensava, ainda viveria dez anos.
Por vezes era o passado, que passava na mente, em jeito de fita cinematográfica, onde os velhos amores se destacavam.
De facto, mercê de usufruir do estatuto de trabalhador estudante, fui subindo bastante na vida, o que deu origem a várias revolução amorosas, a condizer mais com as novas posições sociais, que iam sendo tomadas.
Vou referir dois casos:
- Em determinada altura, trocas de olhares, nas aulas do liceu, resultaram em namoro. A miúda era bastante interessante. A princípio achei que tinha feito a última conquista amorosa da vida.
A breve trecho, ela me telefonava todos os dias, para lhe esclarecer dúvidas sobre todas as lições recebidas na aula. Depressa vi que, a minha nova namoradinha, era um cepo mental.
Porém o namoro continuou, passamos a nos encontrar em deambulações noctívagas pela cidade. Os tempos eram outros e beijar era um caso muito sério.
Tinha até já ouvido, a uma grande senhora a seguinte frase: “quem beija faz o resto”.
Dado o andarmos tardiamente nas ruas da cidade, quando já não se via viva alma. Eu ia pedindo um beijo que sempre foi negado até que lho roubei.
- O que fiz?
A garota desatou a chorar, como se fosse desabar o mundo. Senti-me culpado e julguei que ia ali acabar o namoro.
Mas não, no entanto beijar nunca mais, mas ficaria com a hipótese de ser eu a vir a acabar.
Aconteceram mais alguns encontros noctívagos. Era hábito, levá-la à porta de casa.
Em determinada ocasião, eram cerca de onze horas da noite, passávamos à porta de familiares seus, ela deixando-me na rua, a olhar para a lua, disse: “espera um pouco, vou visitar os meus primos volto já”.
Tanto bastou para eu zarpar. Telefonou depois, para me ouvir – o namoro acabou!
Depois de vários, namoros, veio o último.
À época a trabalhar num escritório de zincogravuras. A casa tendo cerca de quarenta empregados, nenhum era do sexo feminino, portanto dali ideias de namoros não podiam sair.
Como tinha já arreigada a ideia de procurar a perfeição e era considerado, podia fazer horas extras a meu talante. Assim, até nas duas horas de almoço, à excepção de quinze minutos, trabalhava.
Funcionava a verdadeira Internet desse tempo, a revista PLATEIA, da conceituada Agência Portuguesa de Revistas.
Como dispunha de pouco tempo, seguindo bastantes exemplos, coloquei anúncio na secção de namoros.
Dentre as várias respostas, seleccionei uma.
Namorei a escolhida, de acordo com ela viemos a trocar um beijo às escondidas, exactamente numa galeria do metropolitano. Ficou o caminho aberto para mais outros, sempre às escondidas, até ao matrimónio, segundo os ritos da Santa Madre Igreja.
Em vários namoros, mãos dadas, era sempre fruto proibido.
Devo mencionar a figura do “pau-de-cabeleira”, que acompanhava sempre os pombinhos, não fossem os mesmos perderem-se.
Sobretudo no último namoro fui eu, pobre de mim, a pagar três bilhetes por sessão.
Outros tempos, no século passado!...

Daniel Costa


8 comentários:

Ivone disse...

Ah, que lindo e romântico texto, pois é meu amigo, o tempo passa, mas a sua mente inteligente está aí, bem lúcida te dando inspiração para escrever e nos contar suas boas proezas de juventude, isso sim é que é bom, bom escrever e bom para quem o lê!
Amei, abraços apertados!

Daniel Costa disse...

Ivone
Neste mesmo painel, MUNDO E VIDA, há muito da minha historiografia. Recolhi textos do meu primitivo blog mitalaia(de outra plataforma já inexistente). Primeiramente tive a ideia de reunir tudo em livro. Já posteriormente abri o blog CONTEMPORÂNEO DO FUTURO, onde comecei a postar, o que será a minha autobiografia, com certas considerações. Destinado a editar em livro.
Creio que não disse: está em edição SENHORA DO MAR, o meu 11º. livro, que também tem distribuição no Brasil, pela editora Chiado (de São Paulo).
Beijos

Ivone disse...

Muito bom, sua autoestima, amor à vida, sua alegria em postar em textos, isso tudo muito me dá alegria, entendo bem como é isso, chama-se "muito prazer em viver"é isso, quem ama a vida e se sente feliz com ela está sempre bem inspirado e querendo deixar registrado!
Eu amei ler aqui e sempre amarei, conhecer melhor nossos amigos virtuais é tudo de bom!
Abraços bem apertados meu amigo Daniel!

Anónimo disse...

Bom dia Daniel ,

Ao ler seu relato , muito me emocionei, Deus pé realmente misericordioso, pois uma mente fértil igual à sua não poderia jamais ser vitimada de alguma sequela. Parabéns pela força interior, pea alegria de viver e por ser esse escritor maravilhoso. Admiro demais vc e seu trabalho.
Tenha um abençoado findi!

Abraços!

Louraini Christmann - Lola disse...

Bom de ler...
Bom encontrar teu espaço.

abraço
Lola

Nal Pontes disse...

Que belo relato Daniel. Superação. Relatos poéticos de um tempo e histórias vividas. Que continue com muita saúde e q belos contos e poesias a nos encantar. Um abraço amigo

Aline Goulart disse...

Que história mais linda e comovente.
Foi prazer em conhecer os teus escritos.
Muito obrigada pela sua visita. Volte sempre!

Beijinhos.

Anónimo disse...

Bom dia Daniel , aqui já comentei, estou passando pra lhe desejar um abençoado fim semana.
Abraço!!