sexta-feira, 7 de agosto de 2009

adiafa filatelia

ERROS E VARIDADES

Actualmente, como sempre aliás, a filatelia em Portugal, a nível de cúpulas não terá muito em conta o futuro.
O que passa por assuntos curiosos, ou de actualidade, que criem interesse a potenciais coleccionadores são, salvo excepções são letra morta.
Deste desiderato poderiam sair os grandes nomes e a presença das suas colecções em certames de que resultarão outros estudos futuros.
Sempre defendi isto e o tempo, o grande mestre dá-me razão, a filatelia de Portugal tende a não se renovar, com novos valores.
Mais do que nunca, seria necessário serem tomadas medidas pelas entidades que a tutelam, ou pretendem, mas qual quê?
Já não está cá quem me disse, algumas vezes:
- “Querem é “penacho”!
Acrescento:
- Há quem se esforce, para ser o maior entre o grupo dos inferiores, do que resulta o afastamento, diria compulsivo, dos maiores.
- Há apenas quem se esforce para olhar o umbigo, quem vier atrás…. Apague as luzes!

!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! ///////////////////

Porém vou apresentar um erro, uma variedade, focada na revista FRANQUIA, número 10, de Outubro de 1975, pelo próprio possuidor.
Eis a descrição:

- No vasto campo do campo do coleccionismo que a filatelia nos proporciona, dedicamos especial atenção ao coleccionamento de ERROS E VARIEDFADES em Portugal e noutros países de expressão portuguesa.
Propomo-nos, através de FRANQUIA ilustrar esta pequena rubrica com um ou mais erros, em cada número que se vá publicando, tendo por finalidade pura e simplesmente a divulgação e consequente informação de todos os filatelistas interessados e não só!
Assim, começamos por apresentar o erro que a gravura reproduz, detectado na taxa de 4$50 da emissão comemorativa do 1ª. Aniv. Do Movimento de 25 de Abril de 1974. Trata-se de impressão da cor preta.

Numa folha de 50 selos, verifica-se no sentido vertical nos cinco selos (primeira fila vertical): 2ª. Fila vertical nota-se ainda a falta do nome do desenhador e parte do quatro. Os restantes selos são normais.
Temos conhecimento de que a pareceu apenas uma folha de 50 selos estado 40 em meu poder e os restantes 10 nas mãos de pessoa amiga. No entanto, dos 50 selos apenas os 15 primeiros têm o defeito, como aliás deixamos perceber.
Manuel do Carmo

FILNAMUS

Acaba de sair o Nº. 15, Agosto / Setembro de FILNAMUS, que tem o adequado sobre título “Guia do Coleccionador”, o que indicia ser útil a todos os filatelistas.

A sua assinatura poderá interessar a todos, porquanto através da publicação, além de se poderem fazer aquisições para enriquecer colecções, como até de catálogos e diverso material acessório.
É sempre importante ir sabendo o que o mercado oferece.
O presente número contém dois artigos de actualidade, já aqui editados.
Pode ser pedido número de amostra para:
- geral@filateliacaetano.net

Daniel Costa

1 comentário:

poetaeusou . . . disse...

*
quando aqui venho,
lembro-me dos meus selos,
duas decadas, sem os ver . . .
,
abraço
,
*